sexta-feira, 10 de abril de 2009

FELIZ PÁSCOA! FELIZ RENOVAÇÃO!!


Sua origem é incerta.
Não se sabe exatamente quando, nem mesmo onde começou.
No entanto, em todas as versões, pesquisas, tradições ou mesmo lendas: o significado da Páscoa como uma festa universal, na qual os homens, independentemente de credo e origem, comemoram e louvam o próprio fenômeno da vida.
Assim, através dos séculos, todos os homens preparam-se para, nesta época do ano, render homenagem à ressurreição da vida.
Para o povo hebreu, a festa tinha um sentido de libertação e de nova era, o Pessach (Passagem).

Entre os povos nórdicos, a Páscoa seria uma festa pela prosperidade e, em síntese, pela própria vida, consubstanciada na íntima união entre o homem e a terra.

Para o povo chinês de onde vem o costume de se dar ovos como presente de Páscoa, tem o significado da renovação da vida.
Nem tudo, porém, se manteve na comemoração da Páscoa. De um lado, a vida moderna nas grandes cidades praticamente deu fim a vários aspectos da festa da Páscoa.
Lembro-me com alegria, que o meu pai e minha mãe escondiam vários ovinhos de Páscoa pela casa, para que nós os encontrássemos. Lembro-me ainda de fazer o mesmo para meu filho e ainda colocar meus dedinhos na farinha imitando as pegadas do coelhinho para que ele as seguisse.
Hoje, quando muito, procuram escondê-lo dentro de casa, apesar de predominar o hábito de presenteá-los diretamente.
Um fato, porém, atravessa os séculos - o profundo significado humanístico da páscoa, um momento muito especial para que todos nós, de todos os credos e povos, recordemos o seu significado, como símbolo e fórmula de celebrar a vida, um jeito especial de viver a libertação, um compromisso de respeitar e se unir a terra e acima de tudo renovar sua própria vida!
A foto que envio junto com minha mensagem lhe desejando feliz Páscoa e mais ainda FELIZ RENOVAÇÃO capturei na internet e pode para alguns não ter sentido com a Páscoa.
A foto se chama : “ E do lixo se fez arte e amor!”.

Que nós renovemos nossos lixos em arte e amor nesta páscoa!


4 comentários:

Bacouca disse...

Luz,
Na verdade a Páscoa tem vários significados, e cada um vive-a à sua maneira e felizes daqueles que o sabem fazer. Contudo todos vão tocar num ponto importante: a vida.
Vida que queremos fazer conosco, vida que queremos partilhar com os outros, vida que queremos dar graças!
Também eu escondia os ovos pelo jardim e era ver os "rebentos" numa algazarra, vendo quem encontrava mais!
É como a história do Pai Natal!
Podem achar a ambas coisas pagãs mas fazem as crianças sonhar!
E isso, minha querida, vou continuar com os meus netos!
A fotografia não podia ser mais apropriada:do nada ou do pouco podemos transformar em amor!
Contunia a tua renovação!

Lina Arroja (GJ) disse...

A Páscoa é morrer e renascer. É verdade, é fé, é crença, é cinza e semente, é vida e universo.

Lucia Luz disse...

Querida amiga Bacouca
Essa Páscoa teve um significado diferente para mim.Aprendi com ela.
E tem muito haver com o que você diz aqui: VIDA.
Também vou continuar com os netos, bisnetos a alegria de encontrar ovinhos pela casa.
Que sua renovação seja continua e cheia de graças e amor.

Lucia Luz disse...

Grande Jóia, seja bem vinda!
Como disse a Bacouca muitos são os significados da Páscoa.
Que o renascimento e a renovação aconteçam em sua vida.
Beijo de feliz Páscoa