domingo, 17 de maio de 2009

VAIDADE


Como a maioria das mulheres, sou vaidosa e faço uso diário de produtos de beleza.

Tenho, porém me assustado com o que algumas mulheres andam fazendo em nome da vaidade.

Retirar costelas para afinar a cintura (credo!), seios e bumbuns siliconados, plásticas para aumentar os lábios, botox para paralisar a musculatura do rosto, preenchedores, dietas das mais loucas, lipos e plásticas, cílios postiços, lentes de contato, sobrancelha definitiva, permanentes nos cílios, a volta dos espartilhos (céus!).

E vão se produzindo mulheres fakes e muitas vezes irreconhecíveis.

Minha mãe tem 83 anos e é belíssima. Até os dias de hoje é parada na rua e ouve elogios. Nunca fez plástica no rosto e é do tempo em que havia no máximo três marcas de sabonete: lux /palmolive, gramado e phebo. Creme facial era o Pond’s, absorvente higiênico era modess, desodorante era Leite de Rosas. Fazia-se laquê com cerveja e xampu de ovo!

Hoje nos perdemos em marcas, opções, produtos. Na prateleira de xampus, só para citar um exemplo, fica cada dia mais difícil optar. São xampus para: camadas destacadas, cabelos lisos, cabelos cacheados, cachos comportados (até os cachos?), anti sponge, cabelos tingidos, cabelos secos, ondas definidas, liso extremo, liso perfeito, cabelos finos, cabelos desidratados, efeito luminoso, crescimento fortificado, cabelos opacos, reparação, keratina,caspa,frizz, cabelos danificados, cabelos quebradiços,anti-residuos, sem sal entre outros tantos.

Perdemos também nosso tempo nos atualizando, escolhendo e usando cada vez mais produtos.

E os nutrientes de nossos cremes, xampus, hidratantes? Só com eles estaríamos bem alimentadas: macadâmia, manteiga de Karitê, cerejas, framboesas, menta, canela,maracujá,morangos,camomila,mel, trigo, proteínas do leite, chá verde, amêndoas doces,chocolate, uva...

Uma verdadeira obsessão pela estética. Uma ditadura da beleza.

Era tão mais simples e natural no tempo da minha mãe, não?


9 comentários:

Bacouca disse...

Luz,
Essa obsessão pela perfeição física é um verdadeiro drama e acima de tudo representa um trauma de quem a pretende atingir pois é sinal que não gosta dela própria, não tem vida interior.
Quanto à variedade de ingredientes é puro markting: é desodorizante com aleo vera, é sabonete, é shampoo e até pensinho. Dá para ser enganada sem querer?! Não dá não:)

Mike disse...

Nós não nos importamos que seja uma carga de trabalhos para vocês. Desde que estejam belas... (risada trocista)

Pitanga Doce disse...

Luz , essa cobrança é maior aqui na América do Sul do que na Europa. Talvez porque nossos corpos andem mais tempo à mostra e haja mais comparações . Acreditem, as maiores críticas das mulheres são elas mesmas. Mas para tudo tem limites.

boa semana

Lucia Luz disse...

Bacouca
Sou vaidosa, gosto de me cuidar e estar bonita, cheirosa.
Mas o que me preocupa é essa necessidade de TER ( um corpo escultural, ter uma cintura fina) e se esquece de que SER é o mais importante.

Lucia Luz disse...

Mike,

Sempre estaremos....viu? hehehe

Lucia Luz disse...

Pitanga

Com certeza para tudo pelo menos deveria se ter limites.
Beijinhos de boa semana

Lisa Nunes disse...

Luz,
com certeza antigamente era mais fácil manter a beleza,ou melhor, éramos menos cobradas pela perfeição estética, leia-se 'magreza excessiva e doentia', por isso precisamos manter o equilíbrio e o amor-próprio acima de tudo, para saber aquilo que nos faz bem, não só fisicamente mas emocional e mentalmente. Um grande abraço pra você.

Lucia Luz disse...

Lisa

O equilíbrio continua sendo o melhor caminho.
É verdade.
Beijinhos

Jorge Ramiro disse...


Megan Fox como Mulher-Maravilha! Impressionante. O que eu gosto nela é o cabelo dela. É incrivelmente sedoso. Para o cabelo é como o que você tem que usar shampoo sem sal e productos de hidratacao.