sábado, 6 de dezembro de 2008

ESPÍRITO DE NATAL


Deixa eu ver se o espírito do Natal já está na sua casa.

Não, não quero ver a árvore iluminada na sala nem quero saber quanto você já gastou em presentes.

Quero sim, sentir no ambiente a mensagem viva do aniversariante desse Dezembro mágico.

Toda a família está unida?

O perdão já eliminou aquelas desavenças que ocorrem no calor das nossas vidas?

Não quero ver a sua dispensa cheia, quero saber se você conseguiu doar alguma coisa do que lhe sobra,
para quem tem tão pouco, às vezes nada.

Não exiba os presentes que você já comprou, mesmo com sacrifício.

Quero ver aí dentro de você a preocupação com aqueles que esperam tão pouco, uma visita, um telefonema, uma carta, um email.

Quero ver o espírito do Natal entre pais que descobrem tempo para os filhos, em amigos que se reencontram e podem parar para conversar, no respeito do celular desligado no teatro, na gentileza de quem oferece o banco para o mais idoso, na paciência com os doentes, na mão que apóia o deficiente visual na travessia das ruas, no ombro amigo que se oferece para quem anda meio triste, perdido.


Quero ver o espírito de Natal invadindo as ruas, respeitando os animais, a natureza que implora por cuidados tão simples, como não jogar o papel no chão, nem o lixo nos rios.

Não quero ver o Natal nas vitrines enfeitadas, no convite ao consumo, mas no enfeite que a bondade faz no rosto das pessoas generosas.

Por fim, mostre-me que o espírito do Natal entrou definitivamente na sua vida, através do abraço fraterno, da oração sentida, do prazer de andar sem drogas e sem bebidas, do riso franco, do desejo sincero de ser feliz e de tão feliz, não resistir ao desejo de fazer outras pessoas, também felizes.


Deixe o Natal invadir a sua alma, entre os perfumes da cozinha que vai se encher de comidas deliciosas, no cheiro da roupa nova que todos vão exibir, abrace-se à sua família e façam alguns minutos de silêncio, que será como uma oração do coração, que vai subir aos céus, e retornar com um presente eterno, duradouro: o suave perfume do Senhor, perfume de Paz, Amor, Harmonia e a eterna Esperança de que um dia, todos os dias serão como os dias de Natal.

(Paulo Roberto Gaefke)

Um comentário:

Pod papo - Pod música disse...

Que texto lindo. Que todos nó spossamos ser verdadeiramente tocados pelo espírito do Natal mas que não deixemos esse espírito escapar durante o ano. Que todos os dias nós possamos abraçar as pessoas que amamos, ajudar a quem precisa, emprestar nosso ombro para quem chora. E principalmente, que possamos todos os dias de nossas vidas, comemorar o dia em que Jesus nasceu dentro de nós.

Beijão!