quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

DICA PARA ENTRAR EM 2009 MELHOR: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOLOGIA EMOCIONAL


Foi a partir do conceito da sustentabilidade, onde se provê o melhor para as pessoas e para o ambiente em que vivem que os psicólogos espanhóis Jaime Soler e Mercé Conangla criaram o novo conceito terapêutico: a ecologia emocional.
Esse novo modelo de relacionamento ecológico se baseia em princípios como: independência, respeito, autonomia vinculados é claro ao amor.
Portanto seguindo a tendência sustentável é hora de parar e realizar uma reciclagem emocional. Hora de reciclar as relações afetivas e/ou profissionais tóxicas. Hora de fazer uma faxina emocional e rever aquelas relações que nos fazem mal. É hora de se livrar das pessoas que lhe vampirizam e sugam suas energias, das situações mal resolvidas, dos sentimentos negativos, das relações que mais fazem mal do que bem, dos conflitos, enfim, é hora de colocar na lixeira todo lixo emocional que andamos acumulando.
Fazer um faxina emocional e limpar todos os pequenos cantinhos de nossa mente com o propósito de procurar entender a mensagem oculta de cada emoção e desenvolver uma consciência crítica. Somente quando entendemos todos aqueles sentimentos que andam poluindo as nossas vidas é que desenvolvemos as atitudes e habilidades necessárias a transformação. E ai sim, criamos reservas emocionais para nossa proteção ambiental.
O importante é preservar a biodiversidade. Preservar e valorizar as diferenças e cultivar o que for necessário para ajustar o seu ecossistema emocional com: amor, carinho, liberdade, forças, autoestima, serenidade, gratidão, ternura, carinho e etc. Esses são excelentes adubos e o melhor: totalmente orgânicos.

Nenhum comentário: