Ontem, dia 6 de janeiro celebrou-se o dia de Reis.
Como sou católica, neste dia pela tradição se celebra a visita dos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltasar ao menino Jesus recém nascido. Guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade.
Nunca tinha celebrado a data. Sempre lembrava a data como o dia de desmontar a árvore de natal.
Porém aqui bem pertinho de Vitória, na cidade de Nova Almeida existe a Igreja dos Reis Magos. A igreja foi construída em 1580 e é tombada pelo IPHAN. Um lugar lindo e com uma vista deslumbrante!
Há alguns dias li que no dia 6 de janeiro haveria comemoração por lá com missa, música e Folia de Reis. Fiquei cheia de vontade de ir. Chamei as irmãs e amigos irmãos e resolvemos ir.
Vivi a fé e a alegria transbordante das Folias de Reis.
Quando chegamos fomos hipnotizadas pelo belíssimo quadro pintado por frei Belchior Paulo, retratando a adoração dos Reis Magos que fica no altar da igreja. O quadro é considerando uma das primeiras pinturas a óleo o Brasil, já que a pintura jesuítica, no Brasil, se inicia em 1587, com a chegada do frei Belchior Paulo e é fascinante.
Assistimos uma missa linda, cheia de simplicidade, pureza, paz, luz divina, alegria e AMOR. Comungamos Cristo e a comunidade.Falo com tranqüilidade que assim como os Reis Magos sai de lá “caminhando por novos caminhos”.
A Folia de Reis estava linda. Beijei a bandeira e voltei cheia de paz, alegria, pureza. Tudo de arrepiar, de emocionar. Precisamos cultivar, disseminar nossa cultura mais e mais.
Curtimos tudo e muito e posso dizer que apesar da chuva torrencial, foi um programa maravilhoso e que pretendo repetir.
3 comentários:
Imagino que programa bonito. Fiquei lembrando das folias de Reis de minha infância em Minas. Na verdade eu tinha medo da folia, sem lá porque motivo... Vai entender a cabeça de uma criança e seus traumas...De qualquer maneira, a folia me lembra uma parte muito gostosa de minha vida e fico feliz em saber que a tradição continua presente em muitos lugares, além de Minas. Feliz 2009 para você.
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Você devia ter medo dos palhaços da folia. São eles que correm e usam umas máscaras de colocar medo em qualquer um.
Grande abraço, feliz 2009
Lucia
Postar um comentário