Ontem, dia 6 de janeiro celebrou-se o dia de Reis.
Como sou católica, neste dia pela tradição se celebra a visita dos Reis Magos: Gaspar, Melchior e Baltasar ao menino Jesus recém nascido. Guiados por uma estrela, os reis magos levaram ao Deus menino ouro, incenso e mirra, que representam as três dimensões de Cristo: a realeza, a divindade e a humanidade.
Nunca tinha celebrado a data. Sempre lembrava a data como o dia de desmontar a árvore de natal.
Porém aqui bem pertinho de Vitória, na cidade de Nova Almeida existe a Igreja dos Reis Magos. A igreja foi construída em 1580 e é tombada pelo IPHAN. Um lugar lindo e com uma vista deslumbrante!
Há alguns dias li que no dia 6 de janeiro haveria comemoração por lá com missa, música e Folia de Reis. Fiquei cheia de vontade de ir. Chamei as irmãs e amigos irmãos e resolvemos ir.
Vivi a fé e a alegria transbordante das Folias de Reis.
Quando chegamos fomos hipnotizadas pelo belíssimo quadro pintado por frei Belchior Paulo, retratando a adoração dos Reis Magos que fica no altar da igreja. O quadro é considerando uma das primeiras pinturas a óleo o Brasil, já que a pintura jesuítica, no Brasil, se inicia em 1587, com a chegada do frei Belchior Paulo e é fascinante.
Assistimos uma missa linda, cheia de simplicidade, pureza, paz, luz divina, alegria e AMOR. Comungamos Cristo e a comunidade.Falo com tranqüilidade que assim como os Reis Magos sai de lá “caminhando por novos caminhos”.
A Folia de Reis estava linda. Beijei a bandeira e voltei cheia de paz, alegria, pureza. Tudo de arrepiar, de emocionar. Precisamos cultivar, disseminar nossa cultura mais e mais.
Curtimos tudo e muito e posso dizer que apesar da chuva torrencial, foi um programa maravilhoso e que pretendo repetir.
Imagino que programa bonito. Fiquei lembrando das folias de Reis de minha infância em Minas. Na verdade eu tinha medo da folia, sem lá porque motivo... Vai entender a cabeça de uma criança e seus traumas...De qualquer maneira, a folia me lembra uma parte muito gostosa de minha vida e fico feliz em saber que a tradição continua presente em muitos lugares, além de Minas. Feliz 2009 para você.
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentário.
ResponderExcluirVocê devia ter medo dos palhaços da folia. São eles que correm e usam umas máscaras de colocar medo em qualquer um.
Grande abraço, feliz 2009
Lucia
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir